DoaçõesParticipa
Menu

Quem é Joe?

O congressista Joe Kennedy III tem dedicado a vida à defesa da justiça económica e social. A sua missão é trazer dignidade a todas as famílias deste país, e defender uma política inclusiva que representa e é justa para todos.

Tendo servido no Peace Corps, feito voluntariado em apoio judicial, e trabalhado como Promotor de Justiça, Joe não tem descansado na defesa dos que vivem em risco de exclusão social, dos mais marginalizados, dos mais necessitados. Joe candidata-se para acabar com desigualdades sistémicas – no sistema de saúde, no direito à habitação, nas alterações climatéricas, na educação – que têm deixado desprotegidas ou para trás inúmeras famílias americanas.

Ao longo dos seus quatro mandatos no Congresso, Joe distinguiu-se como figura nacional quando foram debatidos os assuntos mais importantes do Partido Democrata. Pela sua defesa de um sistema de saúde mais acessível e por uma política de imigração mais humana mas também ao liderar o Congresso nas discussões sobre saúde mental e direitos humanos, Joe é sem dúvida uma das vozes mais poderosas em defesa da moralidade política na Era Trump.

Líder em clara ascensão, Joe abraçou os desafios da sua geração, a começar pela sua crítica feroz ao sistema capitalista Americano passando pela sua visão para uma nova política externa, por uma reação contra o abuso dos direitos religiosos pelos Conservadores, e na defesa da justiça ambiental.

Joe tem vindo a desafiar o establishment político, nomeadamente defendendo o fim do Colégio Eleitoral, a abolição do filibuster no Congresso e a reforma do Supremo Tribunal. Está totalmente comprometido com o futuro do Partido Democrata, viajando pelo País e pela Commonwealth contribuindo para a eleição de candidatos Democratas, criando coligações e apoiando as infraestruturas políticas de que hoje necessitamos para implementar reformas progressivas.

Como congressista, Joe tem dado prioridade aos seus constituintes, tanto pela sua presença constante como pela sua disponibilidade. Famoso por manter as portas abertas fora de horas em qualquer dos seus gabinetes do seu círculo eleitoral, tem defendido o ensino vocacional local, o aumento do sector das energias limpas, o apoio às infraestruturas e um leque de outros assuntos com impacto directo nas famílias que representa.

Joe pertence ao grupo de políticos que telefona, contacta pessoalmente, ouve, e aparece quando precisam dele.

Em Washington, Joe tem demonstrado talentos únicos na criação de coligações, e a vontade política de apresentar trabalho feito. Apesar de termos um Congresso vincadamente dividido, as suas propostas de lei passam, tendo liderado esforços suprapartidários para aumentar a cobertura do apoio na saúde mental de crianças e grávidas, apoiar a indústria nacional, proteger os consumidores online, diminuir o custo dos aparelhos auditivos, e apoiar as famílias de baixos rendimentos com custas judiciais.

Nascido e criado em Boston, Joe tem um bachelarato em Management Science and Engineering pela Universidade de Stanford, e é formado em Direito por Harvard. Fala bem Espanhol, tem um irmão gémeo, e foi guarda-redes da equipa de lacross da Stanford. Joe fala muito depressa, bebe demasiado café, brilha surpreendentemente na cozinha (pelo menos são famosas as suas sandes de pequeno-almoco), e canta mesmo muito mal. O seu livro favorito é O Alquimista, o filme de que mais gosta The Shawshank Redenption e sente’se bem em qualquer lugar junto ao mar..

Joe está casado com Lauren Birchfield Kennedy, perita em políticas de acessibilidade na saúde infantil, e cofundadora da organizaçãoNeighborhood Villages. O casal conheceu-se quando tiravam o curso de Direito, numa aula da Senadora Elizabeth Warren. O seu primeiro encontro íntimo aconteceu na Casa Romero, em Boston, onde partilharam enchiladas. As coisas não correram pelo melhor quando Joe propôs Laura em casamento alguns anos depois, mas ela acabou por dizer “Sim!”. Contraíram matrimónio em 2012, na Califórnia, o estado natal de Lauren.

Hoje, o casal vive em Newton, com os dois filhos, Eleanor (4 anos) e James (2), e um cão muito peculiar, mas muito querido chamado Banjo. Eleanor adora panquecas e gosta de ensinar o irmão tudo o que há para saber sobre Daniel Tiger. Por seu lado, James prefere saltar de lugares altos e aparecer no quarto dos pais às 3 da manhã. Joe e Lauren tentam dar conta do recado.